sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Advento – Vigilante Esperança

Irmãos e Irmãs!
Com o ADVENTO iniciamos o novo ANO LITÚRGICO. Confiantes, somos chamados a fazer a memória do Senhor que, “revestido de nossa fragilidade”, vem ao nosso encontro e, convida-nos uma vez mais à experiência fascinante do Deus – Conosco, Deus presente que nos conduz à plena realização. Renovam-se, portanto, nosso ânimo, encorajamento e a alegria na promessa da realização de “novos céus e nova terra”.
Em harmonia com o Ano da Fé, proposto pelo Papa Bento XVI a toda a Igreja, recorremos à sua Carta Apostólica Porta Fidei – Porta da Fé, onde encontramos numa citação de Santo Agostinho o “convite permanente inscrito indelevelmente no coração humano, para caminhar ao encontro d’Aquele que não teríamos procurado se Ele mesmo não tivesse já vindo ao nosso encontro. É precisamente a este encontro que nos convida e abre plenamente à Fé” (Porta Fidei, no. 10), “encontro que nenhuma atividade humana pode impedir”.
Ontem como hoje, é “o amor de Cristo que nos impele” (2 Cor 5,14). Amor que enche nossos corações de alegria e nos envia pelas estradas do mundo para evangelizar. Muitos ainda não o conhecem. “Com seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé” (Porta Fidei, no7).
O evangelista do Ano Litúrgico que temos a graça de iniciar é Lucas. É ele que apresenta Jesus desde a Galileia até Jerusalém reunindo pessoas, tornando-as discípulos e discípulas, que com Ele vão percorrendo o caminho para a construção de uma nova história, mais justa e solidária, onde as relações de exploração são substituídas pelo acolhimento e pelo reconhecimento da dignidade do outro. Evangelista do compromisso com os pequenos e pobres, do reencontro alegre, da misericórdia, da valorização da mulher, do diálogo amoroso com o Pai e da fidelidade ao Espírito, da Palavra e do Pão partilhados, enfim, o evangelista da síntese da vida cristã – o serviço.
Na comemoração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, será ainda o evangelista Lucas que nos ajudará a percorrer na celebração da liturgia, sobretudo, na Eucaristia, o itinerário da Fé Cristã. “Partindo da realidade, marcada pela violência, medo e descrença, seremos chamados com os irmãos, a abrir as Escrituras para iluminar a caminhada e situar os acontecimentos dentro do projeto de salvação, mostrar que a história não escapou da mão de Deus e assim, transformar a cruz, sinal de morte, em sinal de vida e esperança (Lc 24, 25-27), que leva à comunhão com o Pai, fonte e fim de toda nossa vida. A leitura assídua da Sagrada Escritura fará arder nosso coração e a mesa da Eucaristia, na hospitalidade e na partilha, abrir nossos olhos como fez com os discípulos de Emaús. É hora de refazer o caminho com novo olhar, nova atitude: coragem em vez de medo; retorno em vez de fuga; fé em vez de descrença; esperança em vez de desespero; consciência crítica em vez de subserviência. Em vez da má notícia da morte, a Boa Notícia da Ressurreição” (Lc 24, 33-35) – Maria do Carmo e Maria de Lourdes Zavarez, Revista de Liturgia, ano 30, no. 234.
Maria, a Virgem do Advento que “feliz acreditou no que lhe foi dito da parte do Senhor” e, obedeceu tornando-se colaboradora na obra da redenção, nos ajude na caminhada como discípulos e discípulas do seu Filho Jesus. Com ela, aprendamos a tornar viva a nossa esperança.

Dom Sérgio Aparecido Colombo 
 Bispo Diocesano de Bragança Paulista

Fonte: http://diocesedebraganca.org.br/blog/vdp/advento-%E2%80%93-vigilante-esperanca/

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Comunidade Paróquial São Sebastião - Rua Diamantina, 05 Centro - Sabinópolis (MG) - Fone: (33)3423 1369 | E-mail: paroquiadesabinopolis@gmail.com