segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Orientações para o Ano da Fé

CIRCULAR Nº 03/2012

“...Como sabemos, em vastas áreas da terra, a Fé corre perigo de se extinguir  como uma chama que deixa de ser alimentada. Estamos diante de uma profunda crise de Fé, de  uma perda do sentido religioso que constitui o maior desafio para a Igreja de hoje. Por conseguinte, a renovação da Fé deve ser a prioridade no compromisso de toda a Igreja nos nossos dias. Faço votos que o Ano da Fé possa contribuir, com a colaboração cordial de todos os componentes do Povo de Deus, para tornar Deus de novo presente neste mundo e abrir aos homens o acesso à Fé, para confiar naquele Deus que nos amou até o fim (cf. Jo 13,1), em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado.” (Discurso do Papa Bento XVI à plenária da Congregação para a Doutrina da Fé – 27/01/2012).
A abertura do Ano da Fé pelo Santo Padre o Papa Bento XVI em Roma, foi no dia 11 de outubro de 2012, cinqüentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II; o encerramento será no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na Diocese de Guanhães, as celebrações eucarísticas dos dias 01 e 02 de dezembro, Primeiro Domingo do Tempo do Advento, em cada Paróquia, marcarão, com gestos e símbolos, o início do Ano da Fé. Pedimos especial participação dos CATEQUISTAS e dos membros dos COMIPAS das nossas comunidades paroquiais.
Proposta para abertura do Ano da Fé nas comunidades paroquiais:
1. Convocar todas as lideranças, principalmente os catequistas e Comipas.
2. Lembrar que é o Primeiro Domingo do Tempo do Advento. Portanto, preparar a Coroa do Advento, que poderá ir recebendo adornos e símbolos a cada final de semana até completar o Tempo do Advento.
3. Acolhida, feita pelo comentarista da celebração, como de costume (preparar comentário).
4. Procissão de entrada: Presidente e equipe de celebração. Canto próprio do Advento.
5. O Padre ou o Ministro da Palavra, após beijar o altar, dirige-se à cadeira presidencial. O comentarista, com comentários próprios e bem preparados, de preferência, não muito longos, recebe:
a) Solenemente o Círio Pascal aceso rodeado pelas cores dos continentes, sentido de missão para todo o mundo. Usar o cartaz da missão e o lema (Explicar o significado).
b) A Cruz (Explicar). Colocá-la no presbitério.
c) A primeira vela para a coroa do Advento. Poderá entrar acesa ou acendê-la no presbitério com uma oração própria: “A luz de Cristo que esperamos neste Advento enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda!” Fica mais bonito e significativo. Poderá ser feito por uma mãe grávida.
d) O novo catecismo da Igreja Católica (Explicar).
e) Jarro com água (Explicar – Batismo).
f) Compêndio Vaticano II (Explicar).
g) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Diocese de Guanhães (Explicar).
h) Bandeiras, se houver, do Brasil, da Igreja, da cidade ou região (Explicar).
Tudo deve ser solenemente apresentado à comunidade e colocado diante do altar ou em outro lugar fora do presbitério, como os itens D, E, F, G e H, acompanhado de refrões apropriados ou solo musical.
O presidente inicia a celebração. Após a homilia e a reflexão sobre o Ano da Fé, distribui-se uma pequena vela e o Credo Niceno-Constantinopolitano (poderá ser distribuído antes). As pessoas poderão trazer a vela de casa.
Escalar algumas pessoas para receberem das mãos do Presidente da celebração a vela acesa no Círio Pascal e, após, acenderem a vela das outras pessoas, sinal do compromisso de levar a Fé até aos irmãos e irmãs. Com as velas acesas, todos recitam o Credo Niceno-Constantinopolitano. A celebração prossegue como de costume.
No final, voltar a acender as velas. Dar a bênção do Livro dos Números. Está no Missal Romano nas páginas das Bênçãos Solenes – Tempo Comum. Pedir que todos saiam com as velas acesas e só apagá-las fora da Igreja. A Fé precisa se difundir no mundo. Precisamos ser Luz na escuridão do caos que está lá fora.
Nos próximos domingos do tempo do Advento, em cada celebração, lembrar das velas da coroa. Acendê-las solenemente. No segundo domingo, por exemplo, a primeira vela já poderá estar acesa na coroa. Acender a segunda com uma oração e, por uma mãe grávida.
No presbitério poderá ser colocado também um tronco ou um galho seco com uma flor lilás ou uma orquídea roxa.
As propostas para a celebração do Ano da Fé em nível diocesano e paroquial serão apresentadas na reunião dos dias 11 e 12 de dezembro pela equipe responsável.
Na força do Espírito e na intercessão da Bem-Aventurada Virgem que acolheu e acreditou na Palavra, vivenciemos o Ano da Fé, permitindo-nos ser novamente evangelizados.

Fraternalmente,

Dom Jeremias Antônio de Jesus
Bispo Diocesano

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Comunidade Paróquial São Sebastião - Rua Diamantina, 05 Centro - Sabinópolis (MG) - Fone: (33)3423 1369 | E-mail: paroquiadesabinopolis@gmail.com