quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CÔNEGO LAFAYETTE, UMA CAUSA DA DIOCESE DE GUANHÃES



alt
Começou, em Santa Maria do Suaçuí (MG), a novena preparatória para a comemoração do 51º aniversário de falecimento de Cônego Lafayette da Costa Coelho, Servo de Deus que está com processo de canonização no Vaticano.
Côn. Lafayette era natural de Serro (MG), onde nasceu em 1886. Foi ordenado sacerdote em Diamantina, em 1917, e enviado para Santa Maria do Suaçuí. Ali trabalhou 44 anos, até 1961, quando faleceu em 21 de setembro.
A santidade de Côn. Lafayette foi notada pelo povo muito antes de seu falecimento. Era um homem de oração, íntimo de Deus; homem de vida íntegra, correto no cumprimento de seus afazeres sacerdotais; o povo, então, percebia nele algo de extraordinário, algo que é difícil de explicar com palavras, pois só se vê bem com o coração, como diz Saint-Exupéry no Pequeno Príncipe.
Muitas pessoas viajavam dezenas, até centenas de quilômetros para se confessarem e/ou receberem uma bênção desse Servo de Deus, como relato em sua biografia A grandeza na simplicidade (MATOS, 2001).
Dom Emanuel Messias de Oliveira, hoje bispo de Caratinga (MG), tão logo chegou à Diocese de Guanhães, percebeu a importância de Côn. Lafayette e, por isso, instalou um Tribunal Eclesiástico para colher depoimentos de pessoas que conviveram com o ilustre sacerdote e testemunharam sua vida santa e digna de ser colocada como exemplo para todos. No dia 20 de setembro de 2009, foi concluída pelo Tribunal a primeira fase do processo. Os documentos, cerca de mil páginas, foram enviados para a Congregação para as causas dos santos, no Vaticano.
Esperamos que Dom Jeremias Antônio de Jesus, recém-chegado à nossa Diocese, conheça a história de Côn. Lafayette e se empenhe na agilização do processo, incluindo toda a Igreja diocesana nessa causa, pois embora envolva inicialmente a paróquia de Santa Maria do Suaçuí, a causa é da Diocese toda, é de Minas Gerais, é do Brasil, como foram as causas de Madre Paulina, Frei Galvão, Irmã Dulce.
Para os milhares de fiéis que vão a Santa Maria do Suaçuí, sobretudo em 21 de setembro, Côn. Lafayette já é santo, o que se comprova pelos depoimentos de incontáveis graças recebidas por seu intermédio. Mas nós, filhos diletos da Igreja, queremos ver o Servo de Deus ser proclamado Santo pela autoridade de Sua Santidade o Papa, hoje Bento XVI.
É preciso que unamos nossos esforços em prol dessa nobre causa, que é um projeto da Igreja diocesana de Guanhães, um projeto de nossa Igreja Católica.

Padre Ismar Dias de Matos
Fonte: Diocese de Guanhães

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Comunidade Paróquial São Sebastião - Rua Diamantina, 05 Centro - Sabinópolis (MG) - Fone: (33)3423 1369 | E-mail: paroquiadesabinopolis@gmail.com