domingo, 9 de setembro de 2012

ORDENAÇÃO DE DOM MARCELLO ROMANO

"Dom Marcello é um homem de uma espiritualidade que se percebe pelos gestos, olhar, amor à Igreja", disse dom Jeremias. 
Chegou o dia tão esperado para a diocese de Guanhães: a ordenação episcopal do monsenhor Marcello Romano. Na manhã do sábado, 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) recebeu cerca de 3 mil fiéis de toda a Diocese, bem como de outras Dioceses. Bispos, padres, seminaristas, religiosas/os, leigos/as celebraram a Missa em que foi ordenado monsenhor Marcello. A reportagem da Rádio Vida Nova FM, em parceria com a Pastoral da comunicação (Pascom), entrevistou os responsáveis pela cerimônia. Segundo padre Eduardo Ribeiro, este é um momento de grande alegria. “Toda a Igreja volta seu olhar para Conceição do Mato Dentro. O Pátio do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos está bonito, as pessoas estão chegando. Vamos ordenar nosso querido monsenhor Marcello!”, exclamou o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Na oportunidade, monsenhor Marcello falou sobre a expectativa quanto à ordenação. “O coração está batendo feliz. Sou filho de Conceição do Mato Dentro, padre há quase 18 anos (dom Marcello foi ordenado presbítero, aos 17 de dezembro de 1994, pelo primeiro bispo de Guanhães, dom Antônio Felippe da Cunha, em Conceição do Mato Dentro). A nomeação me deixou feliz. Entrego-me ao Senhor para viver a missão que ele me confiou.”
Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo da diocese de Caratinga, 2º bispo da diocese de Guanhães (1998 a 2011) e bispo ordenante, falou sobre Monsenhor Marcello Romano. “Monsenhor Marcello foi um padre dedicado, disponível, sempre soube que teria um futuro brilhante. Um padre piedoso, prestou muitos serviços à Diocese. Fiquei feliz com a escolha do Santo Padre Bento XVI.”
Padre Eduardo Ribeiro animou a celebração. Inicialmente, contou uma breve biografia do monsenhor Marcello. Saudando a todos os bispos, padres, diácono, seminaristas, religiosos/as, o pároco de Conceição do Mato Dentro falou sobre a importância da ordenação do monsenhor Marcello para a Paróquia e para a Diocese, enfim, para Igreja Católica. Em seguida, os sinos anunciaram com festa o momento mais esperado por todo o povo de Deus: o começo do rito litúrgico da Missa. Participaram da celebração padres das dioceses de Guanhães e de Aracuaí, bem como de outras Dioceses. Presidiu a celebração dom Emanuel Messias de Oliveira. Os bispos co-ordenantes foram dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, e dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães. O arcebispo da arquidiocese de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, o bispo da diocese de Almenara, dom Hugo Maria Van Steekelenburg; o bispo emérito de Teixeira de Freitas (BA), dom Antônio Zuqueto; o bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Rubens Sevilha, da diocese de Itabira/ Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira e diocese de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, participaram da celebração.
No início do rito de ordenação, padre Fabrizzio Clemente Fonseca, então administrador diocesano de Araçuaí, apresentou o eleito. Padre Hermes Firmiano Pedro, coordenador de pastoral da diocese de Guanhães, fez a leitura da Carta Apostólica (carta em que o papa Bento XVI nomeia bispo de Araçuaí monsenhor Marcello Romano). O então administrador diocesano de Araçuaí e o coordenador diocesano de pastoral de Guanhaes foram os presbíteros assistentes.

Homilia do bispo ordenante
Dom Emanuel Messias de Oliveira prosseguiu com a homilia. O bispo de Caratinga recordou o dia da nomeação do padre Marcello Romano, aos 13 de junho de 2012. “Obrigado pelo seu sim à Igreja de Araçuaí!, exclamou o bispo de Caratinga. Dom Emanuel ressaltou a alegria da Igreja de Guanhães pela nomeação do monsenhor Marcello; saudou o bispo de Guanhães, dom Jeremias Antônio de Jesus, desejando-lhe boas vindas ao colégio episcopal e feliz ministério episcopal em Guanhães. Ressaltando os desafios da diocese de Guanhães, sobretudo quanto à falta de padres, dom Emanuel disse: “Oferecer nossa pobreza não é perda, é uma oferta missionária.” E acrescentou: “Eu mesmo posso dar testemunho da autenticidade pastoral do monsenhor Marcello Romano.” O bispo ordenante falou sobre o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial, explicando a missão do bispo e de cada batizado/a. “Você escolheu, monsenhor Marcello, o lema: ‘Fazer o amor ser amado’, uma proposta profundamente evangelizadora e missionária.” E enfatizou: “O seu lema é muito exigente, monsenhor Marcello, porque o amor é o Cristo Senhor”, explicou.
Dom Emanuel acrescentou durante a homilia que o ministério episcopal exige firmeza, simplicidade, oração. “Grande é a responsabilidade eclesial que lhe é conferida.” No final, o bispo ordenante ressaltou as três funções do bispo: santificar, ensinar, pastorear. Dom Emanuel confirmou que, com toda a certeza, monsenhor Marcello realizará um belíssimo ministério episcopal na diocese de Araçuaí. Após a homilia, o bispo interrogou monsenhor Marcello quanto à fé e à futura missão. Com o monsenhor Marcello prostrado à frente do altar, padre José Adriano B. dos Santos cantou a Ladainha de Todos os Santos.
Prosseguindo o rito, os bispos ordenantes e co-ordenantes impuseram sobre monsenhor Marcello Romano as mãos, seguida da prece de ordenação, proferida por dom Emanuel Messias. Após esse momento, o bispo ordenante ungiu a cabeça de dom Marcello Romano e o entregou o Livro dos Evangelhos e as insígnias episcopais: o anel, que significa a fidelidade da união do bispo com a Igreja; o báculo, sinal do pastor à ima­gem do Bom Pastor; a mitra, que significa a missão de ensinar conferida ao bispo diocesano. Dom Marcello Romano recebeu dos bispos presentes o abraço da paz. Os fiéis católicos, com vivas e palmas, manifestaram alegria com a ordenação do novo bispo de Araçuaí. A Missa seguiu com a liturgia eucarística.  

Saudação ao/do novo bispo
Dom Jeremias Antônio de Jesus, bispo de Guanhães, dirigiu uma mensagem ao bispo eleito para Araçuaí. No início, dom Jeremias saudou os bispos, padres, seminaristas, leigos/as presentes na cerimônia religiosa. Em seguida, o bispo exclamou: “É muita graça, muita bênção, participar da ordenação episcopal.” E continuou: “Posso dizer que a diocese de Araçuaí está recebendo um grande e precioso presente. Dom Marcello é um homem de uma espiritualidade que se percebe pelos gestos, olhar, amor à Igreja. Nossa Diocese está perdendo, mas a Igreja está ganhando, de modo especial a Igreja Particular de Araçuaí. Que ele possa construir com alegria o seu pastoreio. Que o Bom Deus o abençoe, que não lhe falte a intercessão da Virgem Maria.”
No final da Missa, dom Marcello expressou a alegria por este momento tão especial em sua vida. Recordou instantes da sua vida, falou da sua vocação, da importância dos seus pais (in memorian) e familiares nesse processo de formação humana e espiritual, que o levaram ao ministério presbiteral, e agora episcopal, na Igreja. O bispo eleito para Araçuaí agradeceu os padres da diocese de Guanhães pela presença em sua trajetória vocacional. Receberam também agradecimentos do bispo o padre Eduardo Ribeiro, pároco de Conceição do Mato Dentro, os seminaristas Humberto Augusto e Amarildo Dias, pela organização da cerimônia religiosa. Dom Marcello agradeceu os bispos presentes, padres das dioceses de Aracuaí e de outras Dioceses, não esquecendo-se das equipes que trabalharam na organização da festa. Dom Marcello lembrou-se das paróquias e comunidades onde exerceu o ministério presbiteral, com gratidão. Todos/as foram acolhidos por dom Marcello Romano, sentindo-se agraciados pela participação na ordenação episcopal do bispo eleito para Araçuaí.
Após as saudações, padre Saint-Clair Ferreira Filho, chanceler da Mitra Diocesana de Guanhães, fez a leitura da ata de ordenação. O bispo ordenante, dom Emanuel Messias de Oliveira, e o bispo eleito para Araçuaí, dom Marcello Romano, procederam com a bênção final.

Por Luís Carlos Pinto
Pastoral da comunicação (Pascom)

Mais informações, notícias e fotos, confira no site da Rádio Vida Nova FM.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Comunidade Paróquial São Sebastião - Rua Diamantina, 05 Centro - Sabinópolis (MG) - Fone: (33)3423 1369 | E-mail: paroquiadesabinopolis@gmail.com