terça-feira, 2 de outubro de 2012

"IGREJA E CULTURA DA COMUNICAÇÃO" É TEMA DO CURSO PARA OS AGENTES DE PASTORAL DA DIOCESE

Os agentes de pastoral da diocese de Guanhães, padres, leigos/as, seminaristas, participaram do curso de formação sobre cultura da comunicação, sob a assessoria da irmã Joana Puntel, religiosa paulina e doutora em comunicação. No início, dom Jeremias Antônio de Jesus, em sua primeira reunião com os agentes de evangelização e missão da Igreja diocesana, acolheu a todos/as, manifestando a alegria em participar do encontro. Irmã Joana T. Puntel presidiu a oração. Uma prece de louvor aos comunicadores marcou esse momento. A religiosa paulina iniciou a reflexão chamando a atenção para o significado do nome Guanhães (aquele que corre a passos largos). O tema A Igreja na cultura da comunicação: desafios para a evangelização propôs alargar o olhar sobre a cultura da comunicação, compreender os processos, gerar oportunidades, enfrentar os desafios. Na sequência, irmã Joana apresentou algumas premissas. A primeira delas refere-se ao pensar comum sobre o comunicador, somente como ato externo. “A comunicação humana é uma relação externa e interna. Configura-se um processo de ser e produzir.”
Irmã Joana enfatizou que a comunicação é um processo relacional, sobretudo, porque engloba as dimensões pessoal, comunitária, espiritual, corporal, sociocultural. “Essas dimensões uma vez vividas expressam-se na evangelização.” Em seguida, falou sobre a evolução do conceito mídia. E os processos de interpretação ao longo da história. “Hoje mídia é um sistema complexo que envolve sujeito (pessoas), instrumentos, organizações de mídia, combinações/ articulações. Tudo isso comporta a cultura midiática.” A religiosa afirmou que estamos numa encruzilhada das mídias, onde conteúdo e técnica se articulam na construção do processo comunicacional.
Segundo irmã Joana a mudança de paradigma no processo de comunicação requer uma mudança de mentalidade. A cultura digital, ou cibercultura (cultura contemporânea em que diversos dispositivos fazem parte da realidade), configura-se pelo processo eletrônico digital. “As tecnologias alteram as percepções e permitem a transformação comunicativa, política, social e cultural da sociedade.” Os participantes do encontro analisaram ainda os 3 grandes modelos de comunicação: dialógica presencial, de massa, dialógica não presencial. Todas as análises proporcionaram a inserção do tema relacionado à Pastoral da comunicação na missão da Igreja.

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